Projeto - Titan - garra
Esse robô fez parte do projeto Research of Emerging Mechanism of Machine Intelligence - A Tightly-Coupled Perception-Action Behavior Approach" (HIROSE & KATO, 2000) e, (HIROSE et al., 2009). No Japão, atualmente, o projeto TITAN está em andamento com o modelo TITAN-XIII.
O grupo de robótica GARRA, grupo de automação e robótica aplicada, com o apoio do projeto de extensão Pro+E, laboratório de extensão e, do NUPEDEE, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica, conseguiu reaproveitar as partes que foram trazidas do Japão e posteriormente uma unidade mecanicamente foi deixada restaurada. O objetivo então, passou ser a tentativa de restaurar completamente a mecânica e a eletrônica e desenvolver o software para transformar o robô em uma ferramenta autônoma de socorro. O robô foi aplicado no projeto Robô Quadrúpede para Detecção de Gases Tóxicos, Radioatividade e Temperatura cujo objetivo foi utilizá-lo em casos de desastres até 2014.
Joinville/SC – 26 a 29 de Setembro de 2017
UDESC/UNISOCIESC
“Inovação no Ensino/Aprendizagem em Engenharia”
De 2015 até o presente momento, o robô está sob responsabilidade do Laboratório de Robótica do Núcleo de Pesquisa e D
esenvolvimento em Engenharia Elétrica, NUPEDEE da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A parte elétrica foi totalmente renovada contando com sensores, fiação e componentes eletrônicos comprados e instalados apropriadamente. Sob os cuidados do Grupo GARRA, o Robô Titan passou a ser objeto de pesquisa e extensão, tendo a função mais nobre de todas, ensinar e divulgar conhecimento, através do projeto Robótica nas Escolas de Ensino Médio de Santa Maria, entre outros.
 
 
 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas